Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2018

10 Formas Naturais de Prevenir a Doença de Alzheimer

Embora possa existir uma predisposição genética para a Doença de Alzheimer, esta é uma doença para a qual pode existir prevenção. Uma alimentação pouco saudável que possua altos níveis de açúcares e gorduras, falta de exercício físico e mental, e um estilo de vido stressante são factores que normalmente estão na raiz do problema.



10 formas simples de prevenir a Doença de Alzheimer:


01 – Tenha uma alimentação rica em frutas e legumes. Foi demonstrado cientificamente que os alimentos que combatem Alzheimer são mirtilos, vegetais de folha verde, como bróculos ou espinafres e maçãs.

02 – Insira na sua alimentação óleos vegetais ricos em Ómega 3, incluindo sementes de canhâmo e de linho. Pode também ingerir óleo de peixe, mas certifique-se quanto à fonte e nutrientes, já que muitos peixes possuem toxicidade de mercúrio, que pode causar Alzheimer.

03 – Certifique-se que está a incluir na sua alimentação uma quantidade suficiente de antioxidantes. Como foi já mencionado, comer frutas e legumes é uma das melhores maneiras de combater os radicais livres. O chocolate, chá verde, vitamina E e vitamina C são outros antioxidantes que podem desempenhar um importante papel contra a doença de Alzheimer.

04 – Um novo estudo de uma equipa de investigadores do Instituto para a Estudo Biológico de Salk demonstrou que um tipo específico de antioxidantes presente nos morangos pode auxiliar a memória e proteger o cérebro do desenvolvimento de Alzheimer.


05 – Um novo estudo do Instituto Karolinska de Estocolmo provou que as diabetes aumentam gradualmente o risco do desenvolvimento de Alzheimer. As diabetes estão associadas a altos níveis de açúcar no sangue.


06 – Um novo estudo demonstrou que uma pessoa com colesterol alto, alta pressão sanguínea e obesidade tem muito mais possibilidades (+ 600%) de perder funções cerebrais e ser-lhe diagnosticado Alzheimer do que pessoas que mantenha um peso equilibrado e que mantenha uma alimentação saudável.


07 – O pigmento na curcuma que atribui ao caril a sua cor amarela pode também ajudar a quebrar as “placas” que marcam o cérebro de doentes com Alzheimer, sugererm as últimas pesquisas.


08 – Evite o mercúrio. Como foi já mencionado, muito peixes estão contaminados com mercúrio, por isso pesquise quais os peixes que são seguros e livres de mercúrio. Por vezes, as vacinas são outra causa da toxicidade por mercúrio.

09 – Desafie a sua mente todos os dias. As pesquisas sugerem que a estimulação mental, falar duas línguas, viajar, puzzles, e aprender a tocar um instrumento são boas formas de combater a senilidade precoce e Alzheimer. Aprenda algo novo todos os dias, mesmo que seja um número de telefone ou uma palavra.

10 – Regule o stress. Está provado que o stress corroi a mente e o corpo, produzindo uma hormona que prejudica o cérebro. A meditação, yoga, arte ou jardinagem são apenas algumas das formas de gerir o stress.


Fonte: Alimentação Saudável 

sábado, 28 de julho de 2018

 Mafalda
Divertida,Carismática e Inteligente.




Quem nunca leu e refletiu sobre as tirinhas de Mafalda? Eu desde de criança. Criada e desenhada por Joaquim Salvador Lavado, o Quino. Inicialmente idealizada para ilustrar uma publicidade de eletrodoméstico que acabou não sendo vinculada. Ela se tornou famosa por fazer parte de tirinhas muito divertidas na década de 60. A personagem virou célebre entre os diversos tipos de leitores, atingindo adultos e crianças. Mafalda uma criança argentina típica classe média. O pai funcionário de uma companhia de seguro, cultiva plantas em seu apartamento e entra em crise quando reflete sobre sua idade. Sua mãe, típica dona de casa que não concluiu seus estudos, é vista como "medíocre" por Mafalda. .Apesar de seus 6 anos de idade é absolutamente precoce,  e serviu como porta-voz de seu criador em tempos de uma implacável Ditadura Militar na Argentina.

Mafalda tornou-se um ícone dos anos 70, provocando discussões pertinentes, como as desigualdades sociais e o machismo


Rebelde e inconformada com a situação mundial atual, ela vive questionando tudo e a todos ao seu redor, sempre buscando repostas com seu pai e seus melhores amigos da escola. Os questionamentos e ideias de Mafalda parecem prever o futuro, pois mesmo em suas tirinhas mais antigas podemos ver assuntos abordados nos dias de hoje. Suas tirinhas trazem características do humor latino-americano, que ri de si mesmo e ridiculariza os que querem determinar todas as regras de vida, sem maiores questionamentos.
Isso fez com que o seu criador Quino fosse alçado como um dos maiores humoristas gráficos do país. Quino deixou de produzir suas tirinhas em 1973. Depois disso ele ainda usou a personagem para promover campanhas em prol dos Direitos Humanos das crianças em 1976 da UNICEF. A menina Mafalda foi muitas vezes comparada ao personagem Charlie Brown, do Snoop, de Charles Schulz, principalmente por Umberto Eco em 1968 e suas tirinhas foram traduzidas em vários idiomas.

Uma personagem simples, divertidas, carismática e inteligente, que acaba influenciando pessoas que sabem valorizar vários tipos diferenciados de ensinamentos, pensamentos e questionamentos que ela nos passa, tais como, seus conflitos cotidianos, política e questões mal resolvidas no mundo atual. Vale a pena ler suas tirinhas.

Mafalda e Quino

Tirinhas:










Espero que tenham gostado!

Fonte:

Mais links
Filme:


sexta-feira, 20 de julho de 2018

VINICIUS DE MORAES


Nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Cursou a Faculdade de Direito da rua do Catete e a Universidade de Oxford, onde estudou língua e literatura inglesas. Em 1941 entrou para o Itamaraty, assumindo em 1946 seu primeiro posto diplomático, de vice-cônsul em Los Angeles. Poeta, cronista e dramaturgo, em 1953 conheceu Antonio Carlos Jobim e iniciou um apaixonado envolvimento com a música brasileira, tornando-se um de seus maiores letristas. A lista de seus parceiros musicais é vasta, incluindo, além de Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Carlos Lyra, Edu Lobo e Toquinho, entre outros. Morreu em 1980.


Soneto do Amigo


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...



quarta-feira, 18 de julho de 2018


100 Anos de Nelson Mandela



Mandela costumava afirmar que: "A verdadeira liderança exige compreensão de que não se está agindo como indivíduo, que se está representando o coletivo”.



Mandela lutou por uma causa que se transformou em um sonho coletivo e foi capaz de mobilizar milhões de pessoas mesmo estando preso e apesar da ausência física, Mandela conseguiu estimular seus liderados e inspirar outros lideres, não só no Continente Africano mais no mundo inteiro. O resultado foi o seu objetivo alcançado, o fim do apartheid e a realização das eleições democráticas.

Político sul-africano, Nelson Mandela nasceu a 18 de julho de 1918, em Umtata, África do Sul. Formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua atividade política. Com a implantação do regime de apartheid no país, no final da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em 1960, o Congresso Nacional Africano (ANC) foi banido, depois do Massacre de Sharpeville, no qual 67 negros que participavam numa manifestação foram mortos pela polícia. A direção do ANC formou o grupo de guerrilha Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação) e em 1962 Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão. Acusado de sabotagem, viu a sua sentença ser ampliada para prisão perpétua. Sob constrangimento internacional, o regime sul-africano procurou negociar uma redução da pena de Mandela. Foi libertado apenas em 1990 pelo presidente Frederik de Klerk.

Mandela tornou-se então líder do Congresso Nacional Africano (ANC), do qual já de há muito se tornara a principal referência. A sua experiência de luta contra o apartheid, a sua postura de moderado no período de transição para uma ordem democrática não segregatícia, o claro objetivo de operar a reconciliação nacional que norteou as suas relações com o presidente de Klerk, valeram-lhe um inesgotável prestígio no país e no estrangeiro. Mandela é provavelmente o político com maior autoridade moral no continente africano, o que lhe permitiu desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.

Em 1993 recebeu, com de Klerk, o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de estabelecer a democracia, acabando com o regime de segregação racial. Em maio de 1994 tornou-se ele próprio presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país. Cercou-se, para governar, de personalidades do ANC, mas também de representantes de outras linhas políticas.

Mandela abandonou o cargo de Presidente da África do Sul em 1999, tendo sido substituído por Thabo Mbeki e editou a sua biografia intitulada Long Walk to Freedom (1994, Longo Caminho para a Liberdade).
O Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento de Nelson Mandela.


A ONU homenageia a dedicação de Mandela a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.

18/07/1918
05/12/2013
Mandela vive!
Suas idéias ecoam pelo mundo.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

segunda-feira, 16 de julho de 2018

"A crise da Educação no Brasil não é uma crise, é um projeto.”


Foto: Ricardo Stuckert


Nunca na história do Brasil se investiu tanto na educação quanto no governo Lula e Dilma. Tivemos um grande avanço, professores mais valorizados e investimentos em novas Universidades e Institutos Federais. Com o Enem o acesso ao ensino superior tornou-se realidade entre os mais pobres às universidades públicas.


Governos do PT sempre viram o investimento em educação como o melhor caminho para o desenvolvimento.


Em apenas 13 anos, Lula e Dilma criaram 422 escolas técnicas -- três vezes mais do que fizeram todos os governos anteriores em mais de um século de história (140 escolas). Criaram também 18 universidades federais, 173 câmpus e programas como o ProUni e o Fies, que democratizaram o acesso ao ensino superior. Resultado: o país que levou cinco séculos para ter 3,5 milhões de jovens frequentando universidades, precisou de apenas 13 anos para chegar aos mais de 7,1 milhões de brasileiros universitários.



Com Lula e Dilma, os professores conquistaram piso salarial nacional, que aumentou 78,7% desde que foi criado, em 2009, com ganho real de 35,5%. O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica garante curso superior aos educadores ainda sem graduação. Instrumentos precisos de avaliação, como Ideb (ensino básico) e Sinaes (ensino superior), permitem aferir qualidade e corrigir deficiências. A educação melhorou em todos os níveis e para todos.

Desempenho do país cresce em ranking internacional

O Brasil foi o país que mais evoluiu no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), entre 2003 e 2012. A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o desempenho dos estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. O Brasil cresceu em todas as notas. A evolução, segundo a OCDE, se deve à combinação de maior investimento, instrumentos de avaliação e melhores salários para professores.




E mesmo com todos esses avanços tinha muito a ser feito ainda. Com o projeto de direita (MDB, PSDB), corremos o risco e ameaça de regressão.

“Escola sem partido” e sem investimento, um projeto do Golpe.

No Governo Temer houve redução de investimentos nas Universidades federais, cortando cerca de 45% dos recursos, se volta apenas para o apoio às instituições privadas via FIES, com 250 mil vagas para alunos com renda familiar mensal de até três salários mínimos per capita e 60 mil vagas para que tem renda familiar mensal de até cinco salários mínimos per capita, ou seja busca sucatear as Universidades Federais e deixar as Faculdades privadas controlando o mercado e recebendo ainda algum auxílio do governo.Voltando um pouco no tempo, o que o governo Temer (MDB) faz hoje dando ênfase a um ensino superior privado e sucateando as Universidades públicas, acontecia no governo FHC, que incentivou a proliferação de Faculdade Particulares, de qualidade bastante duvidosa e com isso o abandono das universidades públicas. Durante seu governo criou-se o FIES (O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)   a qual tem por discurso ampliar o acesso ao ensino superior, mas na prática enriquecer grupos privados que se beneficiam dos recursos públicos.
Após o golpe com o impeachment da presidenta eleita em 2014, Dilma Rousseff (PT), estamos assistindo o verdadeiro desmonte na educação que começa com a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 95, que esmaga por 20 anos os investimentos públicos, incluindo a educação. Outro projeto que preocupa educadores,totalmente Inconstitucional, mas que ainda não foi aprovado em nível nacional, é o chamado "Escola sem Partido" ou "lei da mordaça", por impor a censura aos professores em sala de aula e impedir o debate de visões contraditórias dos fatos, dos fenômenos sociais e da história. O autor e relator desse projeto em Brasília é  da bancada fundamentalista. O projeto é absolutamente inconstitucional. No artigo 206 da Constituição, está prevista a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas. Está garantida a liberdade de ensinar, aprender. Na última quarta-feira (11) o projeto estava para ser votado na comissão especial, mas a oposição conseguiu o adiamento.
No ensino médio a mudança é mais trágica ainda, o projeto prever que os alunos estudem o período integral, até aí parece normal, porém mais da metade dos jovens estuda à noite pela necessidade de trabalhar, e os alunos terão de cumprir sete ou oito horas na escola, se as escolas fecham as 23h, que horário a jornada vai começar? De tarde. Mas se o jovem está trabalhando, como ele vai estar as 16h na sala de aula? Então, a tendência é a extinção do período noturno. Com isso uma boa parte dos jovens pobres, negros e negras, ficarão de fora das salas de aula.
Concluo dizendo que o projeto apresentado pela direita (MDB,PSDB) e seus colaboradores, é um projeto para promover as desigualdades sociais.   



sexta-feira, 13 de julho de 2018

Dia mundial do rock. O Rock e a Critica Politica

O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho no Brasil.


Esta data é uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX.

Os grupos de rock, geralmente, são formados por um cantor, um baixista, um ou dois guitarristas, e um baterista.

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Os americanos, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho.

Durante o Dia do Rock, nas principais cidades brasileiras são organizados eventos com shows de importantes artistas representantes do rock n’ roll nacional e internacional.

Origem do Dia Mundial do Rock
Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.

Mensagens para o Dia Mundial do Rock
Para quem acha que rock é barulho, não entende que para conquistar a liberdade é necessário se fazer ouvir! Feliz Dia do Rock!

O rock é mais que um gênero musical para mim. O rock é um estilo de vida, um pensamento e uma luta pela liberdade e igualdade social! Viva o rock!

Aumenta que isso aqui é Rock n' Roll.

Vida longa ao Rock n’ Roll!

O que fazer no Dia do Rock?
Vestir a camisa da sua banda de rock favorita
Passar o dia todo ouvindo os seus álbuns favoritos
Assistir aos shows mais icônicos da história do rock n´ roll no YouTube
Sair com os amigos para assistir ao show de uma banda de rock que você goste
Compartilhar suas músicas favoritas nas redes sociais
Montar uma banda de rock com os amigos
Ajudar famílias necessitadas com cestas básicas
Ajudar algum morador de rua (seja com roupas, comida ou outro tipo de assistência).

Fonte : Calendarr

10 clássicos dos tempos em que o rock fazia política

https://www.vix.com/pt/bbr/musica/4023/10-classicos-dos-tempos-em-que-o-rock-fazia-politica




O Rock e a Crítica Política
“Não é nossa culpa 
Nascemos já com uma bênção 
Mas isso não é desculpa 
Pela má distribuição

Com tanta riqueza por aí, onde é que está 
Cadê sua fração…”

(Até quando esperar – Plebe Rude)


https://esquerdaonline.com.br/2016/08/25/o-rock-e-a-critica-politica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_mundial_do_rock

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Revolução de 1932.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas.

As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930 e pediam a convocação de eleições.

Causas da Revolução
A Revolução de 1930 depôs o presidente Washington Luís (1869-1947) e impediu a posse do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levando Getúlio Vargas ao poder.



Embora tivessem perdido sua hegemonia política, os paulistas apoiaram Vargas com a esperança de que ele convocasse eleições para a Constituinte e presidente.

No entanto, o tempo passava e isso não acontecia. Desta maneira, uma forte oposição ao governo Vargas foi iniciada pelos fazendeiros paulistas.

Além disso, houve também grande participação de estudantes universitários, comerciantes e profissionais liberais.

Assim, no dia 23 de maio de 1932, aconteceu um ato político a favor de eleições, no centro de São Paulo. A polícia reprime um grupo de manifestantes e causa a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

O fato revolta a sociedade paulista e as iniciais dos jovens - M.M.D.C. - tornam-se um dos símbolos do movimento.

A Revolução Constitucionalista de 1932: Resumo
Para muitos historiadores, o termo "revolução" para o movimento constitucionalista de 1932 não é o mais adequado. Isso porque foi um movimento perpetrado pelas elites, cabendo melhor o termo "revolta".

De qualquer forma, a Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista foi o primeiro grande levante contra a administração de Getúlio Vargas. Também o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

O movimento foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia dos estados garantidas pela Constituição de 1891.

Os insurgentes exigiam do Governo Provisório a elaboração de uma nova Constituição e a convocação de eleições para presidente.

Mobilização pela Revolução Constitucionalista.

A revolta se iniciou no dia 9 de julho e foi liderada pelo interventor do estado - cargo equivalente ao de governador - Pedro de Toledo (1860-1935).

Os paulistas fizeram uma grande campanha usando jornais e rádios, conseguindo mobilizar boa parte da população.

Houve mais de 200 mil voluntários, sendo 60 mil combatentes. Por outro lado, enquanto o movimento ganhava apoio popular, 100 mil soldados do governo Vargas partiram para enfrentar os paulistas.

Combates Militares
Os paulistas esperavam o apoio de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. No entanto, ambos os estados não aderiram à causa.

Em pouco tempo, São Paulo, que planejava uma ofensiva rápida contra a capital, se viu cercado de tropas federais. Assim, apelaram à população para que doasse ouro e pudessem comprar armamentos e alimentar as tropas.

No total, foram 87 dias de combates, de 9 de julho a 4 de outubro de 1932, sendo os últimos enfrentamentos ocorridos dois dias depois da rendição paulista.

Em 2 de outubro, na cidade de Cruzeiro, as tropas paulistas se rendem ao líder da ofensiva federal e no dia seguinte, 3 de outubro, assinam a rendição.
Consequências da Revolução Constitucionalista
Foi registrado um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2200 falecidos. Apesar da derrota no campo de batalha, politicamente o movimento atingiu seus objetivos.

A luta pela constituição foi fortalecida e, em 1933, as eleições foram realizadas colocando o civil Armando Sales (1887-1945), como Governador do Estado, em 1935.

Igualmente, em 1934 foi reunida a Assembleia Constituinte que faria a nova Carta Magna do país. Esta, no entanto, jamais seria elaborada por conta do golpe que instituiu o Estado Novo, em 1937.

Em 1935, outro levante tentaria tirar Getúlio Vargas do poder, a Intentona Comunista.



Curiosidades
O 'Obelisco do Ibirapuera' é o monumento funerário do movimento e abriga os restos mortais daqueles que morreram da revolução. Ali também estão os corpos de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.
O escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004) contou alguns episódios da Revolução Constitucionalista no seu livro O Grande Mentecapto, lançado em 1979.
Dia 9 de julho é considerada a data magna do estado de São Paulo e feriado estadual desde 1997.

Fontes: FVG , Wikipédia , Toda Matéria.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Constitucionalista_de_1932
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Revolucao1932

sexta-feira, 6 de julho de 2018

As faces de Frida



Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu em Coyoacán, no México, no dia 6 de julho de 1907. Uma mulher a frente de seu tempo. Apaixonada pela arte e motivada pela intensidade inerente à vida, Frida se transformou em um ícone do surrealismo e do universo feminino na década de 50. E fez com que sua força se perpetuasse no tempo.
A inspiração de Frida para suas pinturas e fotografias, vieram de suas angústias e dificuldades em lidar com sua própria condição. Quando criança, Frida contraiu poliomielite que deixou uma lesão no seu pé esquerdo, e ganhou o apelido de 'Frida perna de pau'.
Cheias de cores e ricas em elementos florais, as roupas de Frida Kahlo viraram tendência e ícones de estilo e até ganharam exposição e livro só para elas.
Enquanto, na verdade, sua autenticidade era uma forma de esconder suas deficiências provocadas pelo acidente, em 1925, e pela poliomielite que teve quando pequena, que deixou sequelas em seu pé esquerdo. Seus sapatos, inclusive, eram adaptados exclusivamente para ela, com um salto maior do que o outro para nivelar sua altura. Seus 'corpetes', na verdade, eram coletes ortopédicos.
Na maioria de suas obras, Frida se autorretratou: as angústias, as vivências, os medos e principalmente o amor incondicional que sentia pelo marido, o pintor e muralista mexicano, Diego Rivera, com quem batalhou para se casar em 1929, um homem mais velho - e sua família, de certa forma, tentou se opor a isso.Os dois viveram de forma intensa um relacionamento difícil de explicar (e muitas vezes abusivo) até para pesquisadores.
Após muitos altos e baixos na carreira e na vida ao lado de Diego Rivera, Frida sofreu três abortos uma de suas litografias mais famosas reflete a imagem de uma mulher sendo anatomicamente estudada. Em outras, ela explorou o anseio em se tornar mãe de outra forma: expressando o nascimento de si mesma e talvez, confortando sua desilusão ao se pintar como uma criança no colo de uma mulher. Tudo em nome da superação da dor infinita de não poder ser mãe.
Amigos de revolucionários da época, Frida e Diego chegaram a abrigar um dos ícones da revolução russa em casa: Leon Trotsky, sua mulher e netos foram acolhidos pelo casal. O que é menos sabido é que Trotsky e Frida tiveram um romance que durou quase um ano e havia recém terminado quando Rivera o descobriu.
Na madrugada do dia 13 de julho de 1954, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi encontrada morta dentro de casa. Ela tinha 47 anos.
As últimas palavras foram encontradas em seu diário: "Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais". O caderno com diversas anotações secretas da artista virou livro.
Após a morte da pintora, Diego Rivera exigiu 15 anos de segredo para os pertences do casal. No entanto, ele morreu três anos depois e deixou Dolores Olmedo, uma colecionadora de arte, como administradora de seu acervo e ela se recusou a dar acesso às peças até para o Museu Frida Kahlo.
Somente após sua morte, em 2004, os objetos foram desbloqueados e formaram a exposição sobre as roupas e pertences de Frida nunca antes vistos pelo público.



quarta-feira, 4 de julho de 2018

O peixe morre pela boca (e nós também)

A obesidade que atualmente mata mais que AIDS está intimamente ligada à má alimentação e aos hábitos da vida moderna.
A começar pelas crianças que além de serem sedentárias pela rotina que a tecnologia impõe, estão cada vez mais distante dos bons hábitos alimentares.
As redes de fast food são cada vez mais atraentes oferecendo brindes colecionáveis dos personagens do momento para as crianças, além de serem ponto de encontro dos adolescentes.
E assim nossas crianças têm colesterol alto, acumulam gordura no fígado e estão acima do peso, ao atingirem a puberdade com sobrepeso raramente escapam de ser mais um número na estatística preocupante dos candidatos a diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol, pressão alta, fígado gorduroso enfim. 
Por outro lado, alimentação saudável é antes de tudo uma questão de hábito que quando encarada com afinco acaba por se incorporar na rotina provocando mudanças positivas.
Começar a mudança é mais fácil do que se pensa, algumas simples medidas podem provocar ótimos resultados, como eliminar o consumo de refrigerante substituindo por suco natural (incluindo receitas detox simples e mais saborosas que qualquer bebida artificial).
Outras dicas como diminuir o consumo de doces, substituir o pão branco pelo integral, preencher metade do prato com verduras, trocar o leite integral pelo desnatado, excluir a margarina podem se tornar habituais e contribuir para uma nova rotina alimentar.
Além de melhorar a qualidade de vida vai diminuir uns quilinhos na balança,  enfim, comer bem pode ser muito prazeroso além de saudável.




segunda-feira, 2 de julho de 2018

Eleições 2018: veja como serão as regras eleitorais





As Eleições de 2018 vão ocorrer no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Os eleitores votarão no próximo ano para eleger o presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, senadores (2 vagas por estado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

 Gastos de campanha

A resolução que dispõe sobrearrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como prestação de contas, trata de tetos de gastos, estabelecendo os limites das despesas de campanha dos candidatos a presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

São eles:

Presidente da República — teto de R$ 70 milhões em despesas de campanha. Em caso de segundo turno, o limite será de R$ 35 milhões.

Governador — o limite de gastos vai variar de R$ 2,8 milhões a R$ 21 milhões e será fixado de acordo com o número de eleitores de cada estado, apurado no dia 31 de maio do ano da eleição.

Senador — o limite vai variar de R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões e será fixado conforme o eleitorado de cada estado, também apurado na mesma data.

Deputado federal — teto de R$ 2,5 milhões.

Deputado estadual ou deputado distrital — limite de gastos de R$ 1 milhão.

Nas Eleições de 2014, uma lei deveria fixar, até 10 de junho de 2014, os limites de gastos de campanha para os cargos em disputa. Como a lei não foi editada, coube aos partidos políticos informar os valores máximos de campanha, por cargo eletivo, no momento do registro das candidaturas.


Tempo de campanha
O período permitido para pedir votos vai de 16 de agosto a 6 de outubro (52 dias) para a disputa de primeiro turno. No segundo turno, vai de 8 a 27 de outubro (20 dias).

Período de propaganda eleitoral no rádio e na TV
O período de propaganda em cadeia de rádio e televisão no 1º turno será de 35 dias. No 2º turno, será de 15 dias.

Horário eleitoral
No primeiro turno, as emissoras de rádio e televisão têm que veicular dois blocos diários de 25 minutos. Se houver segundo turno, as emissoras de rádio e televisão terão que veicular dois blocos diários de 10 minutos.

Propaganda 'cinematográfica'
Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados.

Veículo com jingles
Fica proibido o uso de qualquer tipo de veículo para divulgar jingles no dia das eleições.

Cabos eleitorais
Podem ser contratados como cabos eleitorais um número limite de trabalhadores de até 1% do eleitorado por candidato nos municípios de até 30 mil eleitores. Nos demais, é permitido um cabo eleitoral a mais para cada grupo de mil eleitores que exceder os 30 mil.

Propaganda em carros
Só com adesivos comuns de até 50 cm x 50 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. “Envelopamentos” estão proibidos.

Propaganda em vias públicas
Permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres. Bonecos e outdoors eletrônicos estão vetados.

Carro de som
Os carros de som e minitrios só poderão ser usados em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões ou comícios, observado o limite de 80 decibéis, medido a 7 metros de distância do veículo.

Horários de comícios
Comícios de encerramento de campanhas podem ir até as 2h da madrugada. Nos demais dias, das 8h à meia-noite.

Participação nas eleições
O partido terá que estar com seu estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito.

Domicílio eleitoral
O candidato deverá informar o domicílio eleitoral pelo menos seis meses antes das eleições.

Multas eleitorais
As multas podem ser parceladas em até 60 meses, mas desde que a parcela não ultrapasse 5% da renda mensal no caso de pessoa física ou 2% do faturamento de pessoa jurídica. Se passar, o prazo poderá ser ampliado.

Os partidos políticos também poderão parcelar multas eleitorais por 60 meses, mas o valor da parcela não pode passar do limite de 2% do repasse mensal do Fundo Partidário. Nos 90 dias após a publicação da lei, qualquer devedor terá direito a 90% de desconto sobre o valor se pagar à vista.

Cláusula de barreira
Haverá uma cláusula de desempenho nas urnas para a legenda ter acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV. As regras começam a valer em 2018 e ficarão mais rigorosas gradativamente até 2030.

Candidatura avulsa
Fica vedado o registro de candidatura avulsa, ainda que a pessoa tenha filiação partidária. A questão, porém está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Arrecadação prévia
Os candidatos poderão começar no 15 de maio do ano eleitoral a fazer a arrecadação prévia de recursos por meio de financiamento coletivo ("vaquinhas") na internet. A liberação dos recursos, porém, fica condicionada ao registro da candidatura. A arrecadação prévia não irá configurar propaganda antecipada.

Limite para doações
Pessoas físicas podem fazer doações até o limite de 10% dos seus rendimentos brutos no ano anterior à eleição.

Recibo para doador na 'vaquinha' online
Será obrigatória a emissão de recibo para o doador relativo a cada doação feita em site de financiamento coletivo, conhecido como “vaquinha”.

Participação em debate
As emissoras de rádio ou televisão que fizerem debates entre candidatos serão obrigadas a convidar os candidatos dos partidos com, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional, considerando Câmara dos Deputados e Senado.

Propaganda na internet
Partidos e candidatos poderão contratar o impulsionamento de conteúdos (uso de ferramentas, gratuitas ou não, para ter maior alcance nas redes sociais). Está proibido o impulsionamento feito por pessoa física.

Propaganda do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem que realizar campanha em todo ano eleitoral destinada a incentivar a participação feminina. A campanha também terá que incentivar a participação eleitoral dos jovens e da comunidade negra.

Substituição de candidatos
Fica limitada a substituição de candidatos. O pedido de troca deve ser apresentado até 20 dias antes do pleito (excetuado caso de morte). A foto do candidato será substituída na urna eletrônica.

Fonte : TSE
http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Dezembro/tse-aprova-10-resolucoes-sobre-regras-das-eleicoes-gerais-de-2018

domingo, 1 de julho de 2018

Você sabe o que é preconceito linguístico?





Preconceito linguístico é quando há preconceito com a fala do outro ou da própria fala. Isso ocorre pelo sentimento e pelo comportamento de superioridade dos grupos vistos como mais privilegiados, econômica e socialmente. Há críticas negativas em relação, por exemplo, à falta de concordância verbal ou nominal, a troca de letras, o r no lugar de l, e o uso de palavras distintas para designar o mesmo referente, palavras com sentidos que variam de uma região para outra). Pode-se dizer que o dialeto difere de cada região, a língua varia conforme as tradições históricas, os falares regionais, que nos deparamos em diversas situações, pois são muitas as variações que ela pode assumir, diante de um vasto mundo de informações que nos são transmitidas e adquiridas durante a vida.

Depreciando-se a língua, deprecia-se o indivíduo, sua identidade, sua forma de ver o mundo. Cada indivíduo tem o direito de gostar ou não do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. Ninguém o tem direito de exercer assédio linguístico, causando constrangimento,depreciando ou humilhando ao seu semelhante pela forma de falar.

A Constituição brasileira estabelece que "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante''. Portanto:
DIGA NÃO AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO.


fonte: