Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de abril de 2018

MST como não amar esse movimento ?!

Toda a beleza e profundidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vai muito além da luta árdua e incansável pela terra, em defesa do direito de garantir um pedaço de chão e semear o alimento saudável que vai para a mesa do brasileiro " se o campo não planta a cidade não janta".
É a luta pela reforma agrária, contra os alimentos transgênicos e abuso de agrotóxico nas lavouras, é a educação de suas crianças com qualidade e conscientização de seus direitos desde a tenra idade.
Tudo isso você pode conferir no site (maravilhoso) do movimento, lá você vai se encantar com a grandeza do movimento, se informar nos editoriais e mergulhar na cultura rica de suas poesias e discografia.
Confira e não deixe de apresentar para suas crianças a coleção Plantando Cirandas ...é cultura em forma de encanto e doçura ! 




4 comentários:

  1. Acho muito perigoso tratarmos um movimento em que a muita diferença de ideais como um movimento maravilhoso ja começa sendo ruim quando incentiva a luta de classes: os ideais do burgues e do proletariado são opostos.
    Ao fazer uma ocupação de uma aerea privada voce toma uma ação de interesses de apenas um lado quando deviamos se preucupar no coletivo, você ignora o lado do burgues e simplesmente declara guerra e fala que a aerea e sua.
    O MST e um movimento com bons ideais mas que foi e esta sendo articulado de maneira errada e ja consigo imaginar os problemas caoticos e a violencia que pode ser gerada com o decorrer dessas ocupações quem nos garante que essa ocupação não vai ser respondida com repressão , ou quem garante que essa ocupação não e feita com agressão , nao vou apoiar esse movimento ainda mais não tendo presenciado o modo que e feita essa aversão de interesses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos que primeiramente conheça um pouco do movimento, entre no site e se aprofunde. Quanto a luta de classes é uma realidade diária e dispensa incentivos, é clara, basta observar como um aluno da rede particular de ensino olha para um aluno da rede pública e vice versa, isso é luta de classes, enquanto existir desigualdade social existirá luta de classes e os movimentos sociais não existem para acentuar a luta, mas para defender os menos favorecidos, é o grito dos excluídos.

      Excluir
  2. A elaboração de outra Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita por Robespierre (um dos ideólogos da Revolução), em que se afirmava que a finalidade da sociedade era o bem comum e que os governos só existem para garantir ao homem seus direitos naturais: a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade.
    O Iluminismo foi uma das causas mais importantes que deram origem à Revolução Francesa. Esse movimento intelectual tinha como crença um novo ideal – o Progresso. Priorizavam a explicação racional ao invés das antigas tradições. A relação entre os homens, dentro de uma sociedade, eram regradas pelas leis naturais segundo os iluministas. Pontificavam ainda que os desvios ocorridos dentro da mesma eram provocados pelo próprio povo, e a única maneira de serem solucionados os problemas era: “dando a todos liberdade de expressão e culto, e proteção contra a escravidão, a injustiça, a opressão e as guerras”
    A influência do Iluminismo atravessou os mares do Atlântico, e pousou no coração de um povo ávido pela justiça social, soberania popular e reforma agraria.
    Ressalta-se da luta por um ideal de felicidade, que não se reporta como uma conquista individual, sobretudo como uma meta a ser alcançada pela coletividade.
    Dai surge o MST, movimento esse que envolve a luta política dos camponeses, que não possuem terra e desejam a redistribuição das terras improdutivas do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por contribuir e acrescentar ideias às nossas ideias, saber não ocupa espaço e conhecimento é assim...para ser somado e compartilhado

      Excluir