Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de junho de 2018

CHICO BUARQUE

Francisco Buarque de Hollanda,Chico Buarque, é um músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro.
Nascido em 19 de junho de 1944 (idade 74 anos), Rio de Janeiro.



Curiosidades sobre Chico

A primeira composição do Chico foi escrita quando ele tinha 15 anos, chamada ”Canção dos Olhos”. A primeira gravação uma marchinha, “Marcha para um dia de sol”, gravada por Maricene Costa, em 1964.

• Ao perceber que ganharia o festival de Música Brasileira (1966), foi até o presidente da comissão e disse não aceitar a derrota de Disparada, interpretada por Jair Rodrigues. Caso isso acontecesse, iria, na mesma hora, entregar o prêmio ao concorrente. Decisão final? Empate.

• A música “Roda Viva”, segundo Chico, tinha como alvo das críticas a indústria cultural e não o governo da época.
Chico Buarque cursou durante dois anos Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU). Ingressou em 1963 e parou em 1965, quando começou a se dedicar à carreira artística.

• No carnaval de 1998 a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira foi a campeã do desfile no Rio de Janeiro com um enredo em homenagem a Chico Buarque.

• O musical “Os Saltimbancos” (1977), apesar de inicialmente dedicado ao público infantil, ultrapassou essa barreira graças a letras inteligentes e seu conteúdo político-social.

• Chico Buarque é considerado o compositor da alma feminina.

A música “Meu Caro Amigo” foi feito para o teatrólogo Augusto Boal. O Brasil vivia o regime da ditadura militar, muitos artistas estavam em exílio. Augusto Boal morando em Portugal queria saber como andavam as coisas em nossas terras tupiniquins, Chico resolveu atender o pedido juntamente com Francis Hime e enviou a carta para Lisboa através da mãe do próprio Augusto. A Carta foi entregue para Boal em um almoço onde estavam presentes outros amigos também exilados, entre eles Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

A primeira incursão de Chico ao teatro foi escrevendo a peça Roda Viva (1967). É considerada uma das peças mais importantes do teatro brasileiro na década de 60.


A peça virou um símbolos de resistência à ditadura tanto que, um grupo de pessoas do CCC (Comando de Caças aos Comunistas) invadiram o Teatro Ruth Escobar em São Paulo, espancaram os artistas do elenco e depredaram o cenário. Depois disso a peça foi para Porto Alegre, sofrendo novo atentado o que culminou com o fim do espetáculo.


Em 2016, Chico enviou um comunicado extrajudicial para a emissora TV Cultura para retirada da sua música Roda Viva de uns dos programas de entrevistas mais antigos da tv brasileira “Roda VIva. O pedido surgiu depois de um edição onde o atual presidente da república Michel Temer foi entrevistado, em nota o cantor deu a entender que o programa seria “Chapa Branca” (termo usado quando você quer aliviar o lado de alguém).


Chico ganhou 3 vezes o prémio Jabuti, o mais importante prémio literário do Brasil.


“Leite Derramado” foi eleito o livro do ano de ficção em 2000.


As músicas de Chico mais regravadas são: “Anos Dourados”, “Retrato em Branco e Preto” e “Gente Humilde”.
Chico quando jovem disse que seu sonho era cantar como João Gilberto, fazer música como Tom Jobim e letra como Vinicius de Moraes.



Esta carta foi gravada pelo compositor em vídeo exibido durante a exposição Meus caros amigos – Augusto Boal – Cartas do exílio, realizada no IMS em 2016.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário