Total de visualizações de página

domingo, 1 de julho de 2018

Você sabe o que é preconceito linguístico?





Preconceito linguístico é quando há preconceito com a fala do outro ou da própria fala. Isso ocorre pelo sentimento e pelo comportamento de superioridade dos grupos vistos como mais privilegiados, econômica e socialmente. Há críticas negativas em relação, por exemplo, à falta de concordância verbal ou nominal, a troca de letras, o r no lugar de l, e o uso de palavras distintas para designar o mesmo referente, palavras com sentidos que variam de uma região para outra). Pode-se dizer que o dialeto difere de cada região, a língua varia conforme as tradições históricas, os falares regionais, que nos deparamos em diversas situações, pois são muitas as variações que ela pode assumir, diante de um vasto mundo de informações que nos são transmitidas e adquiridas durante a vida.

Depreciando-se a língua, deprecia-se o indivíduo, sua identidade, sua forma de ver o mundo. Cada indivíduo tem o direito de gostar ou não do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. Ninguém o tem direito de exercer assédio linguístico, causando constrangimento,depreciando ou humilhando ao seu semelhante pela forma de falar.

A Constituição brasileira estabelece que "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante''. Portanto:
DIGA NÃO AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO.


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário