Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de maio de 2018

1º de Maio, fatos.

Chigaco se tronou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia. A policia reprimiu um movimento de forma violenta, ocasionando a morte de quatro operários. Esses fatos ocorreram no dia 1º de maio de 1886.

Neste dia, em Chicago,mais de 1 milhão de trabalhadores saíram às ruas para protestar. Centenas foram presos pela policia. Três dias depois,numa assembleia na praça Haymarket,uma bomba explodiu, matando dezenas de tralhadores e ferindo outros 200.


Mesmo ilegais e com tamanha repressão,os protestos resultaram em mudanças. Em 1890, o congresso americano votou e aprovou a leu que fixava a carga horária de trabalho em oito horas. Antes disso,eram comuns jornadas de mais de 14 horas.

Após a 2ª Guerra, na União Soviética ,as passeatas comemorativas e os desfiles realizados no dia 1º de maio tornaram-se importantes eventos políticos. Mas a data nunca foi reconhecida em países como Estados Unidos e Canadá,por causa de sua associação aos movimentos de esquerda.



Aqui no Brasil,a chegada dos europeus no fim do seculo XIX e começo do seculo XX trouxe com eles os ideais de luta trabalhista. A Greve Geral de 1917 ajudou a pressionar o governo pela mudança no cenário operário. Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador, como também é chamado o dia 1º de maio.



O Dia Internacional do Trabalho é comemorado em diversos lugares do mundo(no Brasil, Portugal , Russia, Espanha, França, Japão e cerca de outros oitenta países).

Infelizmente, ainda hoje,mesmo com leis que regularizam as profissões, vemos muitos casos de exploração e de pessoas que são submetidas aso trabalho escravo. Por isso é importante que a luta do 1º de maio continue.







Nenhum comentário:

Postar um comentário