Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2018

Inclusão Social



O que é Inclusão social:
Inclusão social é o conjunto de ações que garante a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos.

Antes que as medidas de inclusão social sejam formuladas e aplicadas, é necessário observar quais são os grupos excluídos e o que deve ser melhorado para que possam estar plenamente inseridos na sociedade.



De partida, devemos considerar que o termo “inclusão” designa o ato de inserir, introduzir, fazer parte de algo, e nesse caso, a inclusão social denota pertencer à sociedade e usufruir dos direitos como cidadão.

Esse problema, tão antigo quanto o homem, se define por meio da falta de oportunidades, injustiça social, preconceitos e desigualdades, posto que exclui diversas pessoas (exclusão social) da vida social, econômica e política.

Para exemplificar, podem ser considerados “excluídos” os negros, idosos, pobres, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência (motora, visual, auditiva, mental, etc.) os quais, muitas vezes, não possuem as oportunidades ou não usufruem de seus direitos de cidadão.

Inclusão Social no Brasil



Com o governo de Lula e Dilma Roussef, o país passou por uma importante transformação, saindo do mapa mundial da fome e melhorando a vida de muitos brasileiros.

Diante disso, o lema do Partido dos Trabalhadores (PT) focou na inclusão social do povo mais carente, baseada na inclusão da população miserável, que adquiriu um pouco mais de condições decorrente dos programas governamentais, tal qual Bolsa Família, Fome Zero, dentre outros.

Leia mais aqui :
https://www.todamateria.com.br/inclusao-social/

https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm

https://www.infoescola.com/sociologia/inclusao-social/

http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/2183-4-inclusao-social-juvenil-pdf/file



Nenhum comentário:

Postar um comentário