Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Violência infantil é aberração...denuncie !


O Brasil lidera o ranking de violência infantil na América Latina tendo aumentando 10% no último ano. Ocorre na maioria das vezes dentro da própria casa, praticada justamente por quem deveria, por lei, zelar, cuidar e proteger, deixando marcas para a vida adulta .  Os tipos de violência praticados contra crianças foram relacionados pela Unicef e assim classificados:

Tortura
Atos intencionalmente praticados para causar lesões físicas, ou mentais, ou de ambas as naturezas com finalidade de obter determinada vantagem, informação, aplicar castigo, entre outros.

Violência Psicológica
Relação de poder com abuso da autoridade ou da ascendência sobre o outro, de forma inadequada e com excesso ou descaso. Coerção.

Discriminação
Distinção, segregação, prejuízo ou tratamento diferenciado de alguém por causa de características pessoais, raça/etnia, gênero, religião, idade, origem social, entre outras.

Violência Sexual
Situações de abuso ou de exploração sexual de crianças e adolescentes. Implica a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada ou não por força ou vantagem financeira.

Violência Física
Ato de agressão física que se traduz em marcas visíveis ou não.

Negligência e Abandono
Abandono, descuido, desamparo, desresponsabilização e descompromisso do cuidado. Ato que não está necessariamente relacionado às dificuldades socioeconômicas dos responsáveis pela criança ou pelo adolescente.

Trabalho Infantil
É todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes até 14 anos. Adolescentes entre 14 e 16 podem trabalhar, mas na condição de aprendizes. Dos 16 aos 18 anos, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h e não sejam insalubres ou perigosas.

Tráfico de crianças e adolescentes
Recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de uma criança ou um adolescente para fins de exploração.

Todo tipo de violência contra crianças ou adolescentes deve ser denunciado :

Baixe o aplicativo Proteja Brasil ou Disque 100 – se não estiver na área de cobertura do aplicativo – e denuncie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário