É dança de par enlaçado, em ritmo quaternário ou binário, sem grandes complicações coreográficas, já que repete os passos do samba urbano comum ou do antigo tango ou tanguinho carioca.
O calango também aparece no Nordeste, onde é apenas cantado, sem dança, na forma de solo e refrão: o solista diz as quadrilhas e o coro repete o refrão.
No calango cantado pode haver desafio: versos improvisados entre dois cantadores, com refrão e a participação viva do auditório na disputa. O instrumento acompanhador mais comum é a antiga sanfona de oito baixos.
Origem: O calango parece ser de proveniência mineira e resultar de duas fontes étnicas: a européia e a negro-africana. É a inferência que tiramos de sua denominação. Dos europeus recebemos o habitualismo de dar o nome de bicho as danças (cf. Pavana de pavo; tarantela, de tarântula; etc.); calango é também nome de certo iguanídeo, o camaleão
Dos negros recebemos o vocábulo "calango" que, cf. Jacques Raimundo em O elemento afro-negro na língua portuguesa, deriva de ambundo kalanga ou rikalanga, que significa lagartixa. O étimo, porém nos sugere a hipótese de que a forma primitiva do calango fosse uma dança imitativa. Os dançarinos nesse caso imitariam o "passo do calango"; o arrasta-pé característica que ainda hoje se observa nesse folguedo, talvez seja ainda o vestígio do andar arrastado do réptil. Ora, em se tratando, além de uma dança, também é um desafio, é possível que o étimo negro-africano, não seja propriamente kalanga significando "lagartixa", mas o verbo de kibumdo, kalanga que significa "prevenira; cf. Pereira do Nascimento em seu Dicionário sobre o kimbundo, registra: Prevenir, v. a. Kalanga. Ficar de prevenção (ensina o africanólogo luso) em kimbundo é o verbo kanga. Ora, num desafio ambos contendores se encontram sempre de prevenção. Não será excesso ligar o calango desafio com o verbo kalanga (prevenir).
Caráter: Dança recreativa em que tomam parte ambos os sexos.
Formação: Dança de parelha
Dança: Os pares dançam arrastando pé: o arrasta-pé acompanha o ritmo musical.
Canto: É um gênero de desafio com dois cantadores ou mais cantadores. Cada cantador é independente na sua cantoria e apenas o "pé de cantiga" une os assuntos; os temas às vezes não possuem nenhuma conexão entre si; apenas o "pé de cantiga" religa-os.
Música: Compasso binário. Repetição de notas nos fragmentos melódicos. Tonalidade em bemol.
Instrumentos: Viola, cavaquinho, sanfona, chocalho
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; Jangada Brasil
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfbA8AG/calango-ritmo-musical
Nenhum comentário:
Postar um comentário